O aluno de mestrado no PEMM, Gustavo Corbelli Camilôto, recebeu um prêmio especial, no dia 26/11/24, durante a entrega do 25º Prêmio de Inovação e Sustentabilidade, promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) no 99º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), em Brasília. O reconhecimento teve caráter exclusivo, sendo criado especialmente para destacar o impacto social da pesquisa desenvolvida por ele.
O trabalho intitulado como "Desenvolvimento de argamassas de revestimento com fibras e avaliação de sua proteção balística em alvenaria não estrutural" foi desenvolvido sob a orientação dos professores Luis Marcelo Marques Tavares (PEMM/UFRJ) e Guilherme Chagas Cordeiro (PPGEC/UENF), e teve como objetivo o desenvolvimento de um revestimento capaz de suportar disparos do calibre 7,62 x 51 mm.
O trabalho surgiu da percepção de que muitas vítimas de balas perdidas no Rio de Janeiro estavam dentro de suas próprias casas e dentro de escolas. A plataforma Fogo Cruzado registrou mais de mil vítimas de balas perdidas na região metropolitana do estado entre junho de 2016 e novembro de 2022. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2021 houve registro de tiroteio ou bala perdida em 13,5% das escolas no estado do Rio de Janeiro, enquanto a média nacional foi de 1,7%.
O desenvolvimento desse trabalho foi realizado com apoio financeiro da Petra Agregados e da FAPERJ.
Foto: Gustavo Corbelli Camilôto (centro), presidente do Sinduscon Rio, Claudio Hermolin (esquerda); vice-presidente do Sinduscon Rio e diretor da Dimensional Engenharia, Vinicius Benevides (direita)